10 de junho de 2011

Correntes Formadoras da Umbanda


As correntes formadoras da Umbanda Sagrada

A Umbanda tem em sua base de formação os cultos afros, os cultos nativos, a doutrina espírita kardecista, a religião católica e um pouco da religião oriental e também da magia, pois dentro de seus templos a magia negativa é combatida e anulada pelos espíritos que neles se manifestam incorporando nos seus médiuns.
Temos, portanto, as principais correntes religiosas e doutrinárias que formam a base da Umbanda.
1ª Corrente: Formada pelos espíritos nativos que aqui vivam antes da chegada dos estrangeiros conquistadores. Esses espíritos já conheciam o fenômeno da mediunidade de incorporação, pois o xamanismo já era praticado pelos seus pajés. Acreditavam na imortalidade dos espíritos, na existência de um mundo sobrenatural e na capacidade dos mortos de interferirem na vida dos encarnados. Também acreditavam na existência de divindades associadas a aspectos da natureza e da criação divina.
2ª Corrente: Temos aqui os cultos de nação africana, onde os sacerdotes praticavam rituais e magias para equilibrar as influências do mundo sobrenatural sobre o mundo terreno e também para equilibrar as pessoas. A Umbanda herdou dos cultos africanos seu panteão divino, tendo como seu culto às divindades de Deus um dos seus fundamentos religiosos, tendo desenvolvido rituais próprios de religamento do encarnado com sua Divindade Regente.
3ª Corrente: Formada pelos kardecistas de mesa, que incorporavam espíritos de índios, ex-escravos negros, etc.
4ª Corrente: Formada pelo catolicismo, onde usamos o sincretismo religioso, pelo qual a religião católica nos forneceu suas imagens que quando colocadas em nossos altares, facilitam o processo de transição dos católicos para a Umbanda.

Fonte: Apostila do Curso de Sacerdócio Ventos de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário