20 de maio de 2011

SANTA SARA, A VIRGEM NEGRA DOS CIGANOS


Mãe, irmã, padroeira e rainha de todos os ciganos do mundo, Santa Sara ganhou o coração dos brasileiros.

Santa Sara é a mãe, rainha e padroeira de todos os ciganos do mundo. Seu santuário está localizado na Igreja de Notre Dame de La Mer, na cidade provençal de Saintes-Marie-de-la-Mer, sul da França, numa cripta, localizada sob o altar-mór da igreja-fortaleza. A imagem da Virgem Negra tem os braços estendidos ao longo do corpo e já foi substituída algumas vezes. Todos os anos, ciganos de todas as partes do mundo peregrinam até a pequena cidade, às margens do Mar Mediterrâneo, para louvar Virgem Sara, numa festa emocionante. Conheça o poder de Santa Sara e uma oração autêntica rezada em sue santuário francês, para evocá-la.

A HISTÓRIA SAGRADA Conta a história sagrada que pelos anos 44 e 45 de nossa Era, Herodes Agrippa perseguiu e condenou um grupo de amigos de Jesus à morte. Em cumprimento da sentença, o grupo de cristãos foi levado ao mar da Palestina e colocado numa barca, sem remos, sem provisões e sem água. Esta frágil embarcação vinda da Terra Santa chega milagrosamente ao sul da atual França, exatamente no campo romano chamado “L´oppidum Râ”.
Na pequena barca, chegaram Maria Salomé, mãe do apóstolo Tiago, o Maior; Maria Jacobé, prima da Virgem Maria e mãe do apóstolo João; Lázaro e suas irmãs Marta e Maria Madalena, Maximino, Sidônio, o cego de Jericó e Virgem Sara Kali, a escrava negra de Maria Jacobé e Maria Salomé.
Conta a tradição que a serva Sara se juntou aos cristãos espontaneamente, pois ela não havia sido condenada, embora tivesse se tornado cristã. Quando a barca avançava mar adentro, Sara suplicou que a levassem. Um milagre a fez chegar até o barco: sobre o manto que Maria Salomé atirou sobre as águas para auxiliá-la, Sara caminhou e alcançou a barca. Muitas outras histórias são contada sobre a origem de Santa Sara. Uma delas diz que Sara era uma abadessa egípcia, moradora de Camargue, que apiedou-se dos santos e ajudou-os a construir o primeiro oratório da região. Outra conta que Sara era uma sacerdotisa celta. Também dizem que ela era uma rainha negra de grande poder.
Tantas versões são explicadas pelo número de colônias das antigas civilizações fenícia, grega, celta e egípcia que até os dias de hoje existem em Camargue. Assim, poetas e escritores passam adiante a história que ouviram de seu próprio povo, eternizando o mistério que envolve Santa Sara e amor dos ciganos por sua verdadeira Rainha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário